Xenofobia e Bairrismo

Algumas pessoas adoram se achar mais humanas que outras, menosprezando-as por motivos fúteis, como o local de origem.

Um exemplo atual desse tipo de preconceito é o “caso Maitê Proença”. A atriz fez uma reportagem extremamente desrespeitosa quando foi a Portugal, debochando dos portugueses.

Acho estranho que num mundo atual tão interligado ainda sobre espaço para esse tipo de coisa. Pode ter alguma função terapêutica para quem não quer ver os defeitos do próprio país. É mais cômodo, não é?

O mesmo vale para o preconceito entre as regiões de um país. Moro no Rio Grande do Sul e me envergonho com algumas atitudes que presencio. Percebo que o preconceito contra outros estados é mais presente nos jovens. já ouvi muita gente da minha idade falando coisas do tipo: “O Sul é meu país” ou “o Nordeste empobrece o Brasil e prejudica o Rio Grande do Sul”.

Irrito-me muito com esse tipo de coisa, principalmente quando a “pérola” sai da boca de um jovem que tem condições de se informar, mas prefere “ficar zoando por aí” e contar vantagem, sem se importar com o que diz. Os “donos da verdade”, que moram no “melhor” estado, torcem para o “melhor” time de futebol,  estudam na “melhor” escola, têm as “melhores” roupas e aparelhos eletrônicos, blá blá blá…O resto é “chinelagem”.

Pra mim, esse complexo de superioridade é fachada. Quem se mostra muito não se sente nada.

Gostaria de deixar bem claro que eu não estou generalizando. Esse tipo de atitude não é exclusiva de gaúchos e estou certa de que não são só alguns jovens que pensam assim, só comentei que eu tenho percebido essas atitudes preconceituosas mais acentuada nos jovens. Não vi nenhum adulto com quem convivo (seja parente, professor ou meros conhecidos) ser preconceituoso com outros lugares. Minto. Uma vez eu vi sim um adulto fazendo comentários pejorativos em relação a um estado brasileiro. Nos jovens eu percebi esse tipo de comportamento com maior facilidade, talvez porque os adultos sejam mais sutis, ou não.

Anúncios

2 thoughts on “Xenofobia e Bairrismo

  1. Diego diz:

    Muito bom o seu texto. gostei bastante. eu também comentei, e comento bastante, esse tema no blog http://www.portenhosebrazucas.blogspot.com

    se puder, passe lá.

    abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s